Postagem em destaque

Fiéis vão às ruas para oração da Via-Sacra

Na noite de 31 de março, paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Candelária num exercício de piedade, meditaram através das Estações d...

segunda-feira, 30 de março de 2015

Passos de Cristo a caminho do Calvário, são meditados durante procissão

Na noite do domingo, dia 29 de março, a comunidade católica de Itu esteve reunida no Convento Nossa Senhora do Carmo, para a tradicional Procissão de Passos. Está procissão é uma piedosa peregrinação que lembra o caminho feito por Cristo em direção ao Calvário. Em Itu, acontece desde a primeira década do século XIX.
Após a missa das 18h da Igreja do Convento Nossa Senhora do Carmo, teve início à procissão, com a imagem do Senhor dos Passos, que seguiu realizando os “Passos da Paixão”. Durante as paradas, o Coral Vozes de Itu juntamente com a orquestra, entoam os Motetes escritos em 1890 por José Mariano da Costa.
Enquanto o cântico era entoado, o sacerdote carmelita entrava na casa, abençoando os moradores e em seguida acontecia o canto da Verônica, composto por padre Jesuíno do Monte Carmelo, por vota de 1804.
Paralelo a isso, na Igreja paroquial Nossa Senhora da Candelária, saiu à procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, que foi conduzida à Igreja na noite da sexta-feira, dia 27 de março, A procissão seguiu até a Igreja do Bom Jesus.
Quando as procissões se encontram no Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus (Igreja do Bom Jesus), ocorreu o sermão do encontro, nele Monsenhor Durval de Almeida, reitor do Santuário, refletiu sobre a história da Salvação, ressaltando a vivência dos Sacramentos, como sinal da presença de Deus para a vida dos cristãos. O reitor também destacou a persevera nas orações e solenidades da Semana Santa.
A procissão seguiu pelas ruas Barão do Rio Branco e Floriano Peixoto, até chegar à Igreja do Carmo, onde o Frei José Aparecido de Andrade, destacou o Sermão do Encontro, proferido pelo Monsenhor Durval de Almeida, falando sobre história da salvação da humanidade. Em seguida o pároco Pe. Francisco Carlos falou aos presentes, ressaltando o sentido da Cruz de Jesus Cristo e convidando a todos a entrarem com Jesus em Jerusalém e viver os mistérios da Paixão de Cristo.

Finalizando a Procissão de Passos, Frei José Aparecida deu a todos a bênção final com à relíquia do Santo Lenho da Cruz. (Tadeu Italiani)





























Nenhum comentário:

Postar um comentário