Postagem em destaque

Fiéis vão às ruas para oração da Via-Sacra

Na noite de 31 de março, paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Candelária num exercício de piedade, meditaram através das Estações d...

terça-feira, 31 de março de 2015

Sermão das Sete Palavras acontece nesta Sexta-Feira Santa no Bom Jesus

Patrimônio ituano de fé é mantido vivo

A antiga cerimônia do Sermão das Sete Palavras, também conhecida Três Horas de Agonia será realizada mais uma vez na Igreja do Bom Jesus. Na próxima sexta-feira, dia 03 de abril, a partir das 10h o tradicional templo ituano do Bom Jesus, realiza a belíssima cerimônia, tradição que remonta a 1867, quando foi trazida da Itália pelos padres Jesuítas.
O sermão, certamente a mais tocante cerimônia da Quaresma, contempla as últimas palavras de Jesus, já pregado à Cruz. Sua realização só é possível pela  união de esforços da Paróquia de Nossa Senhora Candelária, da Igreja do Bom Jesus, do Museu da Música – Itu e do Coral Vozes de Itu.
O Sermão das Sete Palavras é uma tradicional cerimônia da Semana Santa, ainda existente em diversas cidades brasileiras. Foi trazido da Itália pelo Padre Onorati, fundador do Colégio São Luiz e realizado na Igreja do Bom Jesus por cerca de 130 anos. Da cerimônia já participaram grandes oradores brasileiros, como os Jesuítas Padres Mantero, Valdomiro Alvarenga e Luiz Gonzaga D’Elboux e importantes músicos como o compositor italiano Giuseppe Tescari e o jesuíta uruguaio José Ramon Zaballa.
Para colaborar com o aspecto didático e dramático do sermão, um grande cenário, lembrando o calvário, será montado, como outrora. A obra, última remanescente das grandes armações utilizadas na igreja, foi construído em 1969 por Nicolino de Francisco e está preservado no acervo do Museu da Música – Itu. Uma equipe de voluntários está organizando a preparação do templo para a cerimônia, que fica completamente escuro com a luz voltada para o cenário do Calvário.
Em 1867 o compositor ituano Elias Álvares Lobo escreveu a obra Três Horas de Agonia ou As Sete Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz, um conjunto de sete motetes, em forma de recitativos e corais, primeira obra do gênero no Brasil, cujos originais estão preservados no Museu da Música e foram integralmente recuperada em 1995 pelo Coral Vozes de Itu.
Em 2015 o sermão será pregado pelo ituano, Padre Almir de Andrade, que viveu muitos anos na Europa e hoje está na Diocese de Campos (RJ). Já os motetes serão cantados pelo Coral Vozes de Itu, alguns da obra original de Elias Lobo e outros de compositores italianos e brasileiros.  Conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu.
O Sermão das Sete Palavras será realizado na Igreja do Bom Jesus, na Sexta-Feira Santa, 03 de abril de 2015, a partir das 10h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário